domingo, 27 de março de 2011

Aquele da lógica da beleza

Proporção áurea - o segredo do belo


A lógica da belezaQuando você acha algo muito bonito ou entra num lugar que transmite uma inexplicável sensação de harmonia, saiba que isso acontece por causa de determinadas formas que obedecem a uma regra geométrica especial, chamada de proporção áurea.
Uma flor, uma construção, as ondas do mar ou a disposição das sementes no interior de uma maçã: a matemática está presente em tudo que é belo. Certas formas capturam nosso olhar e mexem com nossos sentidos bem mais do que outras, e isso tem uma razão muito precisa e, ao mesmo tempo, encantadora. “Quando examinamos profundamente o padrão de uma flor, uma concha ou o balanço de um pêndulo, descobrimos aí a perfeição, uma ordenação incrível, que desperta em nós o maravilhoso que experimentávamos quando crianças. Algo infinitamente maior do que nós se revela e percebemos que o ilimitado emerge dos limites, dos padrões bem definidos”, escreve o arquiteto húngaro György Doczi no livro O Poder dos Limites (ed. Mercuryo).
Por volta do final do século XII o matemático italiano Leonardo Pisani, também chamado Fibonacci, depois de muitos cálculos
e da observação da natureza, chegou a uma fórmula numérica provando que do retângulo perfeito derivam um quadrado e um outro retângulo perfeito, que, por sua vez, remetem a outro retângulo e a um quadrado perfeito e assim por diante. (como na foto ao lado)

Com a repetição dessas formas geométricas – triângulos, retângulos, círculos – em proporções harmoniosas, cria-se uma série de espirais, que são a essência da vida. “Não existe vida sem a espiral. Ela é a transição, a transformação. Se não houvesse o movimento espiralado, as flores não se abririam, as galáxias não existiriam”, assegura o arquiteto Roberto Pompéia, professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e estudioso das formas geométricas na natureza.

E ele tem razão: o embrião humano é uma espiral – e vai se virando dentro do útero num movimento espiralado até nascer, assim como um broto de samambaia.
Um caracol ou um bichinho minúsculo chamado náutilo, que nasce grudado a um grão de areia no fundo do mar, vão construindo suas casinhas na me
dida em que crescem. A seqüência dessas câmaras é uma espiral e, portanto, tem a proporção áurea.
Outros exemplos da natureza? As formações dos cristais de rocha e de gelo, a estrela do mar, a rosa, a petúnia, o jasmim-estrela, a teia de aranha, os rabos dos cavalos marinhos, os furacões! Tudo está organizado segundo os números e as fórmulas matemáticas, dizia Pitágoras, matemático grego do século 6 a.C.

“O homem tem dentro de si, no código genético, um determinado padrão também em forma de espiral. Somando-se a ele sua cultura, seus agregados sociais, suas divergências, seu modo de entristecer-se, sua maneira de amar e de enlevar-se, você perceberá, como resultado, uma organização e uma harmonia”, diz o professor Luis Barco, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Mais ou menos isto:
A Proporção Áurea ou Número de Ouro ou Número Áureo é constante uma real algébrica irracional. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi (π), quociente da divisão do comprimento de uma circunferência pela medida do seu respectivo diâmetro), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento. E o valor deste PHI é de 1,618. Se você for medir a sua altura e dividir pelo valor de sua altura até o umbigo, chegará a um número muito próximo, assim também é usado pelo formato do rosto (se ele ficar muito distante é porque tu é totalmente desproporcional, ou seja FEIOOO hahaha).
Foi feito este cálculo de proporção no rosto de algumas mulheres famosas e as que mais se aproximaram deste número foram a Ana Paula Arosio e a
Gisele Bundchen. (é... beleza tem padrão sim Sr.).

Algumas medidas encontradas no nosso corpo Humano
  • A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
  • A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
  • A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
  • A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
  • O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
  • A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.
  • A medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até o chão.
Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo Da Vinci.
Aplicado ao Design, você pode usar ele para qualquer projeto, sabia que seu cartão de crédito, a bíblia, tamanho de quadros e livros usam também essa equacação? É interessante notar isto porque chegamos a uma conlusão interessante. A natureza e tudo o que existe em nossa volta não é por mero acaso, padrões, equações e etc. Tudo o que o humano criou teve um projeto, e porque a natureza não pode ter sido projetada? Porque existe este número, coincidência? Isso não mostra que também fomos projetados por alguém? A terra o universo e o que existe nele? Quando se estuda essas coisas chegamos a uma conclusão. Não estamos aqui por causa da explosão de um átomo e da evolução, macaco, homossapiens e assim por diante. É! É isto mesmo que quero dizer, pense melhor agora antes de acreditar que tu veio do macaco.

Espero que gostem do material pessoal
Marcio Mimoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário